Mitologia - Lilith, a primeira mulher de Adão

sábado, 21 de agosto de 2010

Bem, vendo o blog de uma amiga resolvi plagiar sua idéia de escrever sobre algumas alguns deuses e/ou personagens mitológicos que eu gosto. Começarei por Lilith, que segundo o folclore judaico seria a primeira mulher de Adão.
As histórias sobre Lilith são variadas. Algumas afirmam que ela foi criada por Yahweh (o deus judaico, que também seria o cristão e muçulmano, mas enfim, prefiro chamá-lo assim =D) durante a noite, da mesma forma que Adão, vindo do barro. Outras histórias afirmam que Yahweh criou Adão como um ser andrógeno ( tanto homem quanto mulher), separando-o depois e chamando a metade feminina de Lilith, que tornou-se sua primeira esposa. Lilith teria se rebelado contra a submissão que sofria de seu marido e, ao receber um sermão de Yahweh afirmando que essa era a ordem natural, ela sai do Éden e refugia-se com os anjos caídos. Yahweh envia três anjos em seu encalce, Sanvi, Sansavi e Samangelaf, porém ela recusa-se a retornar e casa-se com Samael, um dos anjos caídos.
Lilith tenta Adão a cometer adultério ao passo que Samael faz o mesmo com Eva, expulsando assim o homem do paraíso.
Lilith possui associações com a deusa grega Hécate, a deusa Suméria Inanna e com um demônio feminino da antia Mesopotâmia. Dizia-se que Lilith tinha 100 filhos por dia, súcubus quando mulheres e íncubus quando homens, ou simplesmente lilins. Se alimentavam da energia liberada no ato sexual e de sangue humano.
Lilith passou a perder representatividade e foi excluída do Antigo Testamento na saída dos hebreus do império Neobabilônico quando este foi tomado pelos Persas. Porém, continuou na superstição da população em geral no período medieval. A partir do séuclo XIX Lilith foi adotada pela arte e pela literatura, e atualmente ela é associada como uma espécia de mãe dos vampiros, aparecendo em algumas ficções do gênero