Considerações Gerais e Pessoais acerca do Comunismo

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Antes de mais nada, afirmo piamente que gostaria que existisse o modelo comunista pensado por Karl Marx. Entretanto, esse ideal é, obviamente, extremamente utópico.
Primeiro, para funcionar em um único país seria necessária a adesão, a meu ver, em TODOS os países, nos mesmos moldes utópicos, para que não ocorresse problemas como no caso de Cuba.
Segundo, o próprio pensamentoe de Marx é falho. Ao ler um trecho do Manifesto Comunista, vi que Marx afirmava que primeiramente a classe operária assumiria o poder, para depois esse poder entrar em detrimento até não existir, o que acarretaria na anarquia em seus moldes bons. Ora, nunca que a natureza humana abandonaria o poder para transitar naturalmetne à anarquia. O ser humano é, em geral, ambicioso e egoísta ( generalização pessimista à parte, acredito fazer parte da natureza humana). E mesmo assim, ainda que ocorresse de fato essa transição à anarquia ( que vale salientar, é crucial para o comunismo utópico), é preciso lembrar que algumas pessoas são, naturalmente, mais voltadas à liderança que outras ( lembro-me de várias situações em meus anos de escola quando algum colega, seja homem ou mulher, tomava as rédeas de alguma atividade ou trabalho escolar). Com o tempo, e segundo minha concepção, essas pessoas acabariam por assumir lideranças aqui e ali, visto que os demais acabaraiam por "doar-lhes" essa liderança. Essa nova transição, logo de início, quebraria com a anarquia necessária ao comunismo utópico, além de ser progressiva.
Em terceito lugar, creio que para se instalar o comunismo ( globalmente, como já afirmei) seria necessário mudar toda a mente e natureza da raça humana, meio que elevando-a a um "denominador comum". Mesmo que algumas pessoas conseguiriam viver e muito bem nesse sistema, muitas seriam contrárias por motivos diversos ( além de que, como já disse e repito, entendo "ambição" e "egoísmo" como parte da humanidade) e acabariam tornando-se causadores de choques e conflitos.
Para finalizar, afirmo que, mesmo tendo dito no início que gostaria sim de viver em um mundo comunista, sou muito acostumado ao modelo capitalista para me imaginar vivendo em um modelo distinto. Me adaptaria dificilmente, admito, principalmente se levar em consideração o plano da economia e do desenvolvimento que, mesmo tendo um conhecimento muito raso sobre o assunto, sou minimamente capaz de entender que seria diferente de tudo o queconheço sobre o assunto

0 comentários:

Postar um comentário