Guia básico de religiões em geral

domingo, 18 de julho de 2010

. Você sobreviverá a própria morte
. Se você morrer como mártir, seu destino variará dependendo de sua crença: viver no lar dos deuses, onde banqueteará eternamente em companhia destes; irá para a companhia de Jesus instantaneamente e poderá chegar à ser considerado santo; irá para uma parte do paraíso onde se regalará com 72 virgens.
. Hereges, blasfemos ou apóstatas devem ser mortos ( ou punidos, por exemplo, pelo ostracismo, ou seja, exílio, em relação às suas famílias)
. A crença em sua divindade é uma virtude suprema. Se você perceber que sua crença está vacilando, trabalhe duro para restaurá-la, e implore à sua divindade para ajudá-lo a combater a descrença.
. A fé ( crença sem evidências) é uma virtude. Quanto mais suas crenças desafiarem suas evidências, mais virtuoso você será. Fiéis virtuosos que conseguem acreditar em alguma coisa muito estranha, insustentável, em franca oposição às evidências básicas e à razão, são especialmente recompensados.
. Existem leis que o obrigam a aceitar crenças diferentes de outras pessoas. Respeite-as, mas lembre-se sempre que representantes de outras religiões, e mais ainda os que não possuem religião alguma, e insistem em manter suas posições, são hereges e pagarão por isso.
. Existem coisas estranhas ( como a Trindade, a transubstanciação, a encarnação) que não nos cabe compreender. Nem tente entendê-las, porque a tentativa pode vir a destruí-las, e a própria razão, como dizia Martinho Lutero, é arquiinimiga da religião, é um ato herético. Aprenda a aceitar essas coisas estranhas e a satisfazer-se chamando-as de mistérios.

Retirado e editado de: DAWKINS, Richard. Deus, um delírio; Tradução: Fernanda Ravagnani. São Paulo: Cia das Letras, 2007

1 comentários:

Thândara Mota disse...

Calma, eu vou ler ainda. XD
eu comecei a ler este. Amanhã eu termino.
E já encontrei um erro, não gramatical mas de tese.

heheheheh
Beijão, Chicão ;*

Postar um comentário